Prefeito destaca capacitação permanente dos professores da rede municipal de educação

#Educação | 11 de Abril de 2019

Presente à oficina “A psicomotricidade na educação infantil – educação para integridade: corpo e mente”, o prefeito de São Miguel, José Gaudêncio, destacou que a rede municipal de educação micaelense é pautada pela formação e capacitação continuada do seu quadro de profissionais.  Segundo o gestor, a Educação é uma das pautas mais importantes da gestão. “É uma satisfação poder participar de um momento como esse. A educação é o que possibilidade o crescimento do cidadão”, destacou o prefeito.

Professora responsável pelo evento, Júlia Lidiane salientou que a proposta da Secretaria Municipal de Educação é promover a capacitação constante dos seus colaboradores, melhorando cada vez mais a qualidade do ensino ofertado às crianças e jovens micaelenses.

“Estamos oferecendo uma oficina de psicomotricidade para os professores da educação infantil, que é trabalhar a integralidade do aluno na educação física, em outras palavras trabalhar copo mente e emoção, trabalhar o aluno como um todo e essa é a perspectiva que nós vamos levar os professores da rede de ensino infantil, pensando em trabalhar atividades, que desenvolvam o perfil integral do aluno”, comentou Júlia.

Oficina

A oficina teve como objetivo propor aos professores da Educação Infantil uma visão de prática pedagógica pautada na formação integral da criança uma vez que a Psicomotricidade é a área de estudo, pesquisa e intervenção do movimento corporal como mediador entre os mundos interno e externo do ser humano. É um campo transdisciplinar que estuda as relações entre a atividade psíquica e a atividade motora. Assim, pode-se desenvolver a Psicomotricidade no educando a partir de atividades que contemplem os elementos psicomotores como: tonicidade, equilíbrio, lateralidade, esquema e imagem corporal, estrutura espaço temporal e percepção. Portanto, uma educação que tem por finalidade a educação plena do sujeito.