Rio Grande do Norte, 20 de Agosto de 2014

CALENDÁRIO FESTIVO

 

ABRIL

TRILHA DE MOTOS NA SERRA DE SÃO MIGUEL

 

Transformar passeios de motos em competições para superar obstáculos geográficos e buscar emoções além das estradas é o principal objetivo de motoqueiros micaelenses e de várias localidades vizinhas, que participam da Trilha de Motos Raimundo Nonato em São Miguel a cada domingo de páscoa.

 

O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de São Miguel que tem investido nas atrações culturais da cidade e busca cada vez mais, incentivar o turismo ecológico e consciente nas localidades próximas a zona urbana. A média de participantes dos últimos anos é em torno de 250 motoqueiros que saem da cidade vestindo a camiseta do evento e no decorrer da trilha percorreram 70 km em localidades rurais com paradas eventuais para apreciar o caminho, que tem como destaque uma altitude de 800 metros acima do nível do mar e conta com uma temperatura média de 22ºC. A chegada dos motoqueiros acontece no pátio da Rodoviária de São Miguel, onde são recepcionados por cerca de duas mil pessoas que aguardam os aventureiros para a tradicional queda do Judas e festa dançante com estrutura de tenda para proteger do sol e garantir a animação.

 

A segurança da trilha de motos é feita pela Prefeitura de São Miguel que disponibiliza uma ambulância para acompanhar o percurso de praticamente sete horas, com a presença de para médicos. São Miguel conta com uma topografia extremamente favorável para quem gosta de passeios e aventuras em caminhos com altos e baixos relevos e vale destacar que uma das vantagens desta prática é a fuga do lugar comum, ou seja, ao contrário do asfalto, os aventureiros tem um maior contato com a natureza e com as belezas que existem na serra de São Miguel, muitas ainda desconhecidas pela maioria da população.

 

VIA-SACRA É ESPETÁCULO DE FÉ EM SÃO MIGUEL

 

A Prefeitura em parceria com a Igreja Matriz realiza a cada Semana Santa a encenação da Via-Sacra nas ruas de São Miguel. O evento tem a participação das escolas da cidade, equipe litúrgica da igreja matriz e conta com a teatralização de um grupo de jovens atores voluntários. A Via-Sacra nas ruas da cidade tem se solidificado cada vez mais como uma celebração tradicional na Semana Santa Micaelense e destaca-se como mais uma ação que conta com o apoio da administração local no incentivo a preservação do espírito religioso da cidade.

 

As escolas de São Miguel participam ativamente desta celebração com o objetivo de divulgar no município a consciência de que a Via-Sacra é um momento onde se medita a respeito da vida de Jesus e como é possível construir um dia-a-dia melhor em comunidade. A Prefeitura de São Miguel acredita nas iniciativas religiosas e culturais dos micaelenses e apóia os entusiastas na organização da Via Sacra com fornecimento de vestuários característicos para os artistas, materiais para cenários móveis e incentivo aos atores envolvidos.

 

Cada estação marca a trajetória de Jesus com encenações bíblicas em locais representativos da cidade e para que a população possa acompanhar o trajeto, são distribuídos nas escolas e locais estratégicos, folhetos explicativos com indicações de cada uma das estações para que a o maior número de pessoas participe e assista a mais este espetáculo de fé em São Miguel.

 

JUNHO

SÃO JOÃO NA SERRA

 

O clima junino é bastante festejado todos os anos em São Miguel pela marcação de possíveis chuvas de inverno e de bons resultados na agricultura local. A Festa é conhecida como Arraiá do Tio Kalica, uma festa tradicional, que acontece todos os anos durante 08 dias.

 

A tradicionalidade nesse período exala em todos os cantos da cidade. As escolas, as ruas e as famílias se confraternizam em um clima de celebração, enfeitam a cidade com bandeirolas, barracas com comidas típicas, fogos de artifícios e brincadeiras em volta das fogueiras que iluminam diversas ruas da cidade.

 

A tradicional apresentação das quadrilhas do alto oeste acontece com muita animação, dança e são caracterizadas conforme a tradição: chapéus de palha, vestidos rodados, cabelos amarrados, camisas com xadrez e gravatas, remendos nas calças e casamento na roça. A quadrilha junina micaelense chama-se “Anjos da Serra” e encanta toda comunidade a cada ano pela dedicação, animação e originalidade nas apresentações feitas por filhos da terra.

 

São Miguel conta com um dos maiores espaços festivos da região, cerca de 500 m do centro da cidade é reservado para a comemoração de diversas festas a céu aberto e com uma infraestrutura de palco, camarotes, barracas, banheiros e amplo espaço para passeio e dança. As últimas noites que encerram o São João na Serra são marcadas pela animação de bandas de forró nordestinas e nacionais assim como o desfile da Rainha do Milho, escolha de uma jovem tipicamente vestida com trajes matutos que vence a competição após conquistar o público através da beleza, simpatia, elegância e originalidade nos trajes.

 

SETEMBRO

FESTA DE SÃO MIGUEL ARCANJO – PADROEIRO DA CIDADE

 

São Miguel Arcanjo, cujo nome significa "O que é um com Deus", é considerado o chefe dos exércitos celestiais e o padroeiro da Igreja Católica Universal. É o anjo do arrependimento e da justiça. Seu dia é comemorado em 29 de setembro, data em que foi criada a Vila de São Miguel.

 

A tradição da cidade de São Miguel é eminentemente religiosa e os festejos do seu dia começam a partir do dia 19 de setembro com uma programação religiosa de novenas baseadas em temas da cidade. O início do período de comemoração da data do padroeiro é marcado pelo hasteamento de uma bandeira mostrando o estado de comemoração da cidade e desse momento participam diversos grupos artísticos da cidade inclusive a tradicional banda municipal

 

O dia 29 é considerado o encerramento das festas em homenagem a São Miguel, por esse motivo é realizada a cada ano uma procissão pelas principais ruas da cidade com a imagem do padroeiro sendo reverenciada e dando graças por mais um ano de bênçãos na cidade. É um momento muito representativo para os filhos da cidade e após a missa acontece a explosão de uma passarela de fogos, uma espécie de oferenda ao santo protetor, o que emociona muitos filhos da cidade que retornam ao município para se confraternizarem com familiares e amigos.

 

DEZEMBRO

EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

 

A cidade de São Miguel inaugurou no dia 11 de dezembro de 2006 a comemoração oficial da sua festa de Emancipação Política que foi marcada pelos 130 anos no município. A comemoração destaca o período em que o povoado de São Miguel se tornou cidade e por isso a programação é abrangente com prestação de serviços pela Secretaria Municipal de Saúde e Bem Estar Social, além de apresentações artísticas pelos alunos representantes da Secretaria Municipal de Educação.

 

A Prefeitura de São Miguel prepara também ações variadas como lançamento de livros, torneios esportivos, passeios em trilhas culturais e festa dançante para a população e visitantes com grandes bandas do cenário nordestino e nacional.

 

RÉVEILLON NA SERRA

 

A Prefeitura Municipal de São Miguel encerra no dia 31 de dezembro de cada ano o calendário festivo do município com o tradicional Réveillon na Serra. Os micaelenses comemoram sempre com uma grande expectativa a festa do último dia do ano que começa sempre a partir da meia noite, logo depois da missa do galo, celebrada na igreja matriz.

 

As boas vindas ao ano novo é feita na praça de eventos municipal e a animação fica por conta de bandas de forró, como é tradição na serra e também bandas de Axé. A ultima festa do ano é preparada para ser uma grande confraternização no município, além de comemorar o ano novo que começa.

 


1


Portal da transparência