Alunos da zona rural participam de ação educativa sobre produção agroecológica

#Educação | 14 de Novembro de 2018

Dando continuidade à iniciativa incentivada pela Prefeitura de São Miguel para a promoção de visitas de estudantes às áreas de produção agroecológica do município, nova ação educativa aconteceu esta semana. Dessa vez, alunos do sexto ao nono ano da Escola Municipal Pedro Leite da Silva, da comunidade rural Bonito do Acampamento, percorreram propriedades agroecológicas da própria comunidade - com cultivo de hortaliças, frutas, legumes e tubérculos.

A ação busca despertar nos estudantes o conhecimento acerca das técnicas de produção empregadas pelos agricultores e valorização dos produtos agrícolas locais. As plantações visitadas aplicam o sistema de produção agroecológica, que ao invés de fazer uso de agrotóxicos e adubos químicos, utiliza técnicas naturais de fertilização do solo, como compostagem, reaproveitamento de águas residuárias e irrigação por gotejamento – resultando em técnicas sustentáveis e produtos mais saudáveis.

“A aula de campo foi totalmente proveitosa, oportunidade em que os alunos puderam vivenciar e valorizar a atividade agrícola, que vem a ser a atividade praticada, em sua maioria, por seus próprios pais. O diferencial é que nessa ocasião conheceram um modelo sustentável de agricultura, técnica que poderão levar e aplicar em casa”, explica a diretora da escola, Mirian Bessa.

Os produtos da agricultura familiar produzidos nessas propriedades vêm sendo comercializados na feira Agroecológica e Artesanal de São Miguel, que acontece às quartas e sábados pela manhã no Centro da cidade. A atividade em campo com os alunos foi guiada pelo engenheiro agrônomo Fabrício Edino, do Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (Seapac), contando também com a contribuição do casal de agricultores Didi e Claudia.

A iniciativa é fruto de um conjunto de ações da Prefeitura Municipal junto ao Seapac, visando fortalecer a atividade da agroecologia, os negócios no campo e a comercialização de produtos na Feira Agroecológica e Artesanal de São Miguel.