Outubro Rosa é culminado com ação de saúde e cidadania em São Miguel

#Saúde | 27 de Outubro de 2017

A campanha Outubro Rosa começou no domingo (01/10) em todo o país. Em São Miguel, a programação ficou a cargo de cada unidade de saúde preparar a sua equipe para receber e orientar as mulheres sobre o câncer de mama. A Secretaria Municipal de Saúde culminou a programação com uma ação de saúde e cidadania para a clientela de mulheres que já aguardavam por exames de ultrassonografia e mamografia na fila de espera.

A ação que se deu durante todo o dia desta sexta-feira (28) contou com a realização de serviços como corte e cuidados com o cabelo, esmaltação de unhas, depoimentos de mulheres que venceram o câncer de mama, palestras com as enfermeiras lotadas na secretaria, além de lanches e sorteios de brindes.

Segundo o secretário da pasta, Luís Marcos, a ação visava garantir direitos e assegurar o acesso ao cuidado da saúde das mulheres micaelenses. “Estamos muito felizes em poder realizar este dia de ações do Outubro Rosa para vocês que já aguardavam na fila de espera a oportunidade para realizar estes exames de suma importância. Deste modo, estamos garantindo com recursos próprios, mesmo que escassos, a realização de tais exames. Contudo, a nossa vontade é que pudéssemos atender a todas as demandas, sem exceção”, ressaltou.

A equipe técnica da Secretaria de Saúde estava totalmente empenhada na colaboração da ação que teve como objetivo principal ajudar a sanar todas as dúvidas das pacientes ali atendidas. “Nós percebemos que as mulheres ainda possuem muitas dúvidas sobre a doença, por isso que montamos essa ação, para conscientizar a população. É importante que a paciente conheça seu corpo e faça os exames preventivos”, declarou a enfermeira Ana Costa.

O prefeito Zé Gaudêncio e o secretário de saúde Luís Marcos estiveram na Ação e deixaram mensagens de otimismo e persistência na contra o câncer de mama.