Programa Municipal Bolsa de Estudo será retomado

#Educação | 07 de Fevereiro de 2017

O Programa Municipal de Bolsa de Estudo, aprovado pela Câmara Municipal de São Miguel através do Projeto de Lei nº 029/2013, será retomado pelo governo municipal. Segundo o prefeito Zé Gaudencio, a iniciativa visa ofertar uma bolsa auxílio no valor de R$ 100,00 aos estudantes que necessitem de ajuda para manterem seus estudos, seja através aquisição de materiais escolares, livros ou investimento em transporte público para locomoção a cidades vizinhas. "Nos próximos dias estaremos informando a todos como esse trabalho será desenvolvido em nossa gestão. Temos o compromisso de zelar pela cidade e pelas pessoas. Entendemos que a educação é a 'mola mestra' para conseguirmos crescer cada vez mais, mas precisamos alcançar esse patamar com responsabilidade e sustentabilidade, sem dar passos mais largos que nossas pernas", disse o prefeito Zé Gaudencio Torquato.

Repasses do FUNDEB caíram nos últimos 4 anos

A Secretaria de Educação de São Miguel, após diagnóstico inicial da gestão, identificou uma queda de, em média, 30% no número de alunos matriculados na rede municipal de ensino. "Quando comparamos à quantidade de alunos que tínhamos em 2012 e a que temos hoje, em 2017, sofremos uma diminuição de 6 mil para cerca de apenas 4013 alunos regulares em todas as escolas das zonas rual e urbana. Isso reflete diretamente na diminuição de repasses de verbas do FUNDEB ao município e, com isso, passamos a arcar com custos de estrutura e profissionais a mais que a quantidade de estudantes que atendemos. Perdemos em qualidade e oneramos os cofres públicos. Por isso, nossa prioridade agora precisa ser diminuir a evasão escolar, reorganizar a frota e assumir os compromissos financeiros com a educação municipal", explicou o secretário de educação do município, Luiz Marcos Alves da Costa.