São Miguel inicia cadastro municipal de artistas, grupos e espaços culturais

#Cultura | 10 de Julho de 2020

A Prefeitura Municipal de São Miguel, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo lança a partir desta quarta-feira, 09/07, seguindo até o dia 30 de julho, o Cadastro Municipal de Cultura. O banco de dados contribuirá para o mapeamento de artistas, agentes culturais, articuladores de cultura, técnicos e demais profissionais do setor, ou seja, de toda cadeia produtiva cultural do município. O cadastro de fácil preenchimento pode ser acessado pelo site da Prefeitura de São Miguel.

A iniciativa tem o objetivo de promover o cadastro colaborativo gerenciado pelo Departamento de Cultura para consolidar o Sistema de Informação da Cultura, como instrumento permanente de organização e gestão de informação. Os dados possibilitarão o conhecimento da oferta e demanda de serviços culturais da cidade e seus artistas locais.

O cadastro foi desenvolvido para todos aqueles que, como pessoa física ou jurídica atuam nas áreas da cultura popular; grupos étnicos culturais; patrimônio material e imaterial; audiovisual; gestão cultural; formação cultural; pensamento e memória cultural; artes cênicas; música; artes visuais; literatura; arte urbana; ações transversais de cultura; assistentes culturais; economia criativa; manifestações culturais com temática cultura negra e outras.

O cadastramento será realizado em formulários separados: um para agente individual (trabalhadores de cultura) e outro para espaços culturais (grupos, instituições e coletivos). O agente individual é o artista, produtor e todos atores culturais autônomos que se relacionam com as práticas culturais. Os agentes coletivos são grupos, trupes, companhias, instituições, empresas e coletivos artísticos das mais diversas linguagens.

O preenchimento do cadastro deverá ser feito on-line em formulário específico e destacado em link no site da Prefeitura. No caso de dificuldades para realizar a inscrição, os interessados poderão solicitar orientações via contato telefônico pelo número 84 3353 2289 / 81674827 ou pelo e-mail: depcultura@seducsm.com.br.  Os dados pessoais serão de uso restrito da Secretaria Municipal de Educação/Departamento de Cultura.

Para realizar seu cadastro, acesse:

CADASTRO MUNICIPAL DE CULTURA – Trabalhadores de cultura: https://forms.gle/v3ghCewZxDPza2Wg7

CADASTRO MUNICIPAL DE CULTURA – Espaços Culturais: https://forms.gle/zozBAar36gobVYxz8

Bom saber:

A homologação no cadastro municipal é um dos critérios para aptidão à solicitação do auxílio emergencial para o setor cultural aprovado através da Lei Aldir Blanc, que concederá auxílio emergencial para o setor cultural dos estados, Distrito Federal e dos municípios devido à crise provocada pela pandemia do novo coronavírus.

O município aguarda regulamentações e repasses da União.