Alunos visitam áreas de produção agroecológica

#Educação | 06 de Novembro de 2018

Incentivados por iniciativa da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Bem Estar Social, Trabalho e Habitação e apoio do Departamento de Cultura e Ensino, alunos do 9° ano da Escola Municipal Elisiário Dias participaram nesta terça-feira (9) de aula de campo no Sítio Açude e Núcleo Manoel Vieira, oportunidade em que visitaram propriedades com cultivo de hortaliças, frutas legumes e grãos; criação de aves, caprinos e suínos; e produção de alimentos processados artesanalmente, como bolos, doces, polpas e tapiocas.

A ação busca despertar nos estudantes o conhecimento acerca das técnicas de produção empregadas pelos agricultores e valorização dos produtos agrícolas locais. As plantações visitadas aplicam o sistema de produção agroecológica, que ao invés de fazer uso de agrotóxicos e adubos químicos, utiliza técnicas naturais de fertilização do solo, como compostagem, reaproveitamento de águas residuárias e irrigação por gotejamento – resultando em técnicas sustentáveis e produtos mais saudáveis.

Os produtos da agricultura familiar produzidos nessas propriedades vêm sendo comercializados na feira Agroecológica e Artesanal de São Miguel, que acontece às quartas e sábados pela manhã no Centro da cidade. A atividade em campo com os alunos foi guiada pelo engenheiro agrônomo Fabrício Edino, do Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (Seapac), contando também com a contribuição de agricultores locais.

Feira Agroecológica e Artesanal

A feira agroecológica e artesanal de São Miguel é um espaço oferecido pela Prefeitura Municipal para o desenvolvimento de atividades comerciais ao ar livre de produtos cultivados de maneira sustentável e produzidos artesanalmente por microempreendedores locais.

A iniciativa partiu de um conjunto de ações do Seapac junto aos produtores locais de São Miguel para auxílio no cultivo agroecológico. Reconhecendo os benefícios ofertados pela feira para sociedade micaelense, a Prefeitura Municipal apoiou a ideia e vem buscando a sua regularização, por meio de lei específica, e estruturação para atender as necessidades dos feirantes e consumidores.