Município comemora Centenário do Grupo Escolar Pe. Cosme

#Educação | 03 de Dezembro de 2018

A Prefeitura de São Miguel e a Escola Municipal Padre Cosme prepararam uma programação especial para comemorar o Centenário do Grupo Escolar Padre Cosme. De hoje (4) a 11 de dezembro, serão realizadas diversas atividades alusivas aos 100 anos da Instituição, ações que fazem parte também das comemorações pelos 142 anos de emancipação política do município.

“Uma Instituição de Ensino centenária é sempre um orgulho para qualquer cidade. Não podemos falar na história da Escola Padre Cosme sem reconhecermos a sua contribuição para o processo de desenvolvimento do município”, afirma o prefeito José Gaudencio, que também é ex-aluno da instituição.

Nesta terça-feira (4), dia do aniversário da Escola, as celebrações têm início com uma Missa em Ação de Graças pela passagem do Centenário. Destaque também para a inauguração da Galeria de Diretores que dirigiram o Grupo Escolar desde a sua criação. Ao longo das comemorações, que seguem até a próxima terça-feira (11), a programação contará ainda com exposição, sarau e lançamento de cartilha do centenário, dentre outras atividades.

O diretor da Escola, José Pauliner, reforça o papel da Instituição no município. “Temos como missão construirmos coletivamente uma escola emancipadora, que garanta e fortaleça os anseios da sociedade. Nosso trabalho é recompensado pelo bem-estar dos que passaram por aqui ao longo desses cem anos e multiplicam seus ensinamentos por onde vão”, explica ele.

O Grupo Escolar Padre Cosme foi a primeira escola pública do município, criado pelo Decreto nº 085 de 04 de dezembro de 1918, pelo então Governador do Estado, Joaquim Ferreira Chaves. As suas instalações foram inauguradas na segunda metade do ano de 1919.

Dia: 04/12/2018  - Aniversário da Escola

07h30min - Missa em Ação de Graças

9h- Chá com Memórias

10h – Inauguração da Galeria de Diretores

10h30min às 16h - Salas temáticas "100 anos educando e construindo histórias"

Dia: 05/12/2018

16h – Sarau "Assim é o meu Nordeste, Aqui é o meu lugar!"

Dia:  05, 06 e 07/12/2018

09h às 12 e 15h às 17h – Exposição Temática Centenário Grupo Escolar Padre Cosme

Dia 11/12/2018  - Emancipação Política do município de são miguel

9h- Lançamento da Cartilha Centenário Grupo Escolar Padre Cosme - 1918/2018