Outubro Rosa: Prefeitura realiza mutirão de ultrassonografias da mama

#Saúde | 17 de Outubro de 2018

A Prefeitura de São Miguel realiza nesta quinta-feira (18) e sexta-feira (19) um mutirão de ultrassonografias mamárias para atender às demandas já agendadas na Secretaria de Saúde. A ação será realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Vera Rêgo, localizada no bairro Treze de Maio, à partir das 8h da manhã, onde serão atendidas 45 mulheres por dia, num total de 90 exames.

A ultrassonografia mamária é uma importante aliada na identificação de alterações nas mamas. A técnica é mais indicada em alguns casos específicos. O mutirão faz parte da programação do Executivo Municipal em alusão ao Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização das mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo. No Brasil, as taxas de mortalidade por esse tipo de câncer continuam elevadas, especialmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Por isso, o autoexame e demais exames das mamas são essenciais.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que há 60 mil novos casos de câncer de mama entre mulheres em 2018 no Brasil. O Rio Grande do Norte possui uma taxa estimada de 44,06 casos de câncer de mama para cada 100 mil mulheres.

Atenção: atendimento a pacientes já agendadas na Secretaria de Saúde