Gestão Municipal visita Associação para implementação da Coleta Seletiva e Reciclagem

#Meio Ambiente | 31 de Outubro de 2017

O prefeito Zé Gaudêncio, esteve recentemente, no município de Caraúbas/RN visitando a sede da Associação Caraubense de Reciclagem, Serviços e Educação Ambiental (ACRESEA), que trabalha com a coleta seletiva de lixo reciclável.

O motivo da visita se baseava na promoção de uma parceria entre a referida associação e o município, a fim de treinar as pessoas que farão parte da associação de reciclagem no município de São Miguel. O prefeito que estava acompanhado dos secretários de Obras e Serviços Urbanos, Waldêncio Pessoa e, Agricultura e Meio Ambiente, Genilson Augusto, foi recebido por um grupo de associados que detalharam a realização do serviço junto à comunidade caraubense e cidades vizinhas.

Este é um dos pontos importantes para a garantia qualidade de vida e o bem-estar dos micaelenses, pois, uma vez que o lixo é descartado de forma correta e consciente, deixa de causar danos ou prejuízo para o meio ambiente e se torna fonte de renda para várias famílias.

É importante ressaltar que cada cidadão deve estar consciente da forma como armazena e destina o lixo urbano. “Coleta seletiva é um lixo que não é lixo. É importante saber separar aquilo que é reciclável do que é orgânico, de modo que a coleta seletiva começa na casa de cada cidadão micaelense”, afirmou o prefeito Zé Gaudêncio.

Além da parceria com a ACRESEA e a associação que está sendo criada em São Miguel para este fim, o prefeito Zé Gaudêncio relatou brevidade na desativação do lixão municipal, localizado no sítio Estivas, de forma gradativa após a renovação da licença junto ao IDEMA. Essa ação faz parte do Plano Nacional de Resíduos Sólidos e do Consórcio do Alto Oeste onde visa a implementação de um aterro sanitário na cidade de Pau dos Ferros/RN para atender a 44 municípios.

“Agora, poderemos garantir que o lixo que produzimos em nossas casas, possa se tornar fonte de renda para muitas famílias e não cause grandes danos ao nosso meio ambiente”, concluiu o prefeito.