Prefeitura de São Miguel firma acordo com MPRN para adequar lixão do município

#Meio Ambiente | 06 de Maio de 2019

O município de São Miguel, através do prefeito José Gaudêncio, participou de sessão de negociação que busca promover adequações no lixão da cidade. O município micaelense firmou acordo dentro do projeto Lixo Negociado.

A iniciativa é do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), mediada pelo Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (Nupa) e pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (Caop Meio Ambiente), em conjunto com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) e o Ministério Público do Trabalho. A sessão foi realizada na segunda-feira passada (29/4).

De acordo com o prefeito José Gaudêncio, o projeto atua de forma integrada e objetiva uma solução consensual para recuperação ou remediação de áreas degradadas, decorrentes do acúmulo irregular de lixo. Assim, busca-se atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos de forma provisória e enquanto não são efetivados os aterros sanitários regionais.

Até alcançar a meta de erradicar os lixões, a proposta dos acordos é implantar aterros controlados em valas, como medida transitória de destinação final de resíduos sólidos e melhorar a situação dos catadores. O propósito do Ministério Público em obter os acordos é conseguir efetivar ações que tragam resultados a curto prazo e que, em seguida, sejam implantados os aterros sanitários, para se alcançar o fim definitivo dos lixões no Rio Grande do Norte.

Além de São Miguel, outros 53 municípios já firmaram acordos dentro do projeto Lixo Negociado, que é desenvolvido desde 2018.