Prefeitura de São Miguel vai emitir boletins sobre Coronavírus

#Saúde | 20 de Março de 2020

A Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel, mediante o surgimento de dois casos suspeitos no nosso município, informa que, neste momento, não há nenhum caso confirmado de pacientes com Coronavírus.

Nesta  última terça-feira (17) foi atendida no Hospital Municipal de São Miguel uma senhora com idade de 40 anos apresentando alguns sintomas  característicos  do coronavírus, no entanto, com nenhum histórico de viagem para fora do município ou contato com pessoas que vieram de municípios  com casos confirmados.

A paciente foi atendida pela equipe plantonista do hospital,  que solicitou exames, os quais foram prontamente providenciados pela Secretaria Municipal de Saúde e em seguida encaminhada para o Hospital Regional de Pau dos Ferros (Unidade  Hospitalar de  referência para o coronavírus na nossa região).

Em Pau dos Ferros, foram coletadas amostras de material para realização de exame e, em seguida, a paciente foi liberada para sua residência em São   Miguel, onde a Secretaria Municipal de Saúde designou uma técnica responsável pela vigilância epidemiológica para visitar a paciente, levar material de proteção individual  para a paciente e familiares, fazer orientações quanto ao isolamento da paciente e os cuidados de todos os contatos e familiares.

Nesta quinta-feira (19), um senhor com idade de 36 anos foi atendido no centro de saúde do Núcleo Manoel Vieira pelo médico e equipe desta unidade, apresentando sintomas característicos ao coronavírus e relatando história de viagens a Estados e Municípios com casos de coronavírus confirmados e ainda contato com pessoas da China. O mesmo recebeu os cuidados, orientações e atendimentos necessários e foi encaminhado para o Hospital Regional de Pau dos Ferros. Ambos não apresentaram no momento do atendimento quadro clínico grave. As amostras foram encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública - LACEM, localizado em Natal-RN.

Informamos que todas as unidades de saúde do município (Centros de Saúde e  Hospital) adotaram os protocolos de atendimento preconizados pelo Ministério da Saúde e Equipe de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde na prestação dos serviços de assistência médica de forma a garantir a segurança de todos os pacientes e profissionais de saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel assume o compromisso com a população micaelense de emitir boletins informativos periodicamente   sobre a situação epidemiológica do coronavírus  no nosso município para que a população seja mantida informada com  ética e transparência, como têm sido pautada nossa gestão.

São Miguel, 20/ 03/2020

Às 10 horas.