São Miguel adota testagem de sintomático respiratório em massa

#Saúde | 27 de Agosto de 2020

Diante do crescimento dos casos confirmados da COVID-19 em toda a região do Alto Oeste nos últimos 30 dias, São Miguel passou a adotar a testagem em massa das pessoas com sintomas respiratórios como mais uma estratégia de controle e monitoramento do Novo Coronavírus.

Os testes são realizados no Hospital Municipal de Campanha e estão disponíveis para todos os usuários que apresentam sintomas respiratórios, independentemente de ser do grupo de risco.

A gestão municipal ampliou a disponibilidade de testes para o diagnóstico aumentando a capacidade de coleta diária em torno de 1.000%, ou seja, passando de duas (02) coletas diárias para até 25 coletas diárias.

O teste (SWAB) para diagnóstico da COVID-19 é o RT-PCR, considerado padrão ouro pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que identifica de forma precisa a presença do vírus na amostra de material coletado na cavidade nasal (nasofaringe).

Outra conquista importante foi a garantia de entrega dos resultados dos exames em até 72 horas, que permite isolar de forma rápida e efetiva o paciente e adotar as medidas de controle para redução do contágio e disseminação da doença.

A gestão municipal salienta ainda o trabalho de acompanhamento diário do número de pessoas infectadas pelo Novo Coronavírus atendidas no Hospital Municipal de Campanha, que norteia o planejamento das ações e a tomada de decisões de forma rápida e oportuna.