São Miguel Mais Forte: Gestão Municipal é uma das melhores no RN

#Governo | 02 de Setembro de 2019

São Miguel está entre as melhores gestões municipais do estado. Os dados são apontados pelo Conselho Federal de Administração (CFA) no estudo intitulado “Índice de Governança Municipal” - IGM, elaborado a partir de dados secundários que considera áreas como saúde, educação, planejamento urbano, articulação institucional, gestão fiscal, habitação, recursos humanos, entre outras.

O IGM tem três dimensões levadas em consideração: Finanças, Gestão e Desempenho. O município está em 4º lugar entre as cidades que contêm de 20 a 50 mil habitantes do Rio Grande do Norte. Satisfeito com o resultado, o Prefeito José Gaudêncio Torquato relata que tudo vem graças ao comprometimento de toda sua equipe aliada ao apoio que vem recebendo da população.

“Temos a consciência que ainda há muito trabalho pela frente, administrar um município em um período de recessão é uma tarefa delicada. Agradecemos por toda confiança depositada na atual gestão, ao mesmo tempo que parabenizamos a nossa equipe pelo brilhante trabalho na manutenção dos serviços públicos com qualidade. É com o equilíbrio e a união de todos conseguimos uma SÃO MIGUEL MAIS FORTE!” - Prefeito José Gaudêncio Torquato.

Confira os dados e as dimensões atingidas por área e serviços.

Sobre o IGM

Por meio da ética, competência, inovação, valorização da profissão e participação, o Sistema CFA/CRA busca promover a Ciência da Administração, valorizando as competências profissionais, a sustentabilidade das organizações e o desenvolvimento do país.

A partir destes valores, objetiva-se a partir do desenvolvimento do Índice de Governança Municipal expandir o debate sobre a importância da gestão para a promoção do desenvolvimento municipal.

Nesse contexto, o Índice será utilizado para reconhecer, registrar e disseminar as boas práticas de gestão brasileiras por meio de publicações, eventos e prêmios.

A partir da construção de extenso banco de dados municipais, que foram extraídos de bases públicas como STN, IBGE, PNUD e DATASUS, realizou-se priorização de indicadores e variáveis e, em seguida, por meio de tratamento estatístico, foi possível gerar um resultado para cada dimensão e para o Índice. Assim como boa parte de suas fontes, o IGM será atualizado anualmente.

Nesse sentido, o Índice CFA de Governança Municipal se destaca e se diferencia de todos os demais índices já utilizados no contexto brasileiro para mensuração da performance municipal uma vez que contempla uma visão mais ampliada sobre as dimensões da governança pública, e em especial, sobre a relação entre a dimensões fiscal, gestão e desempenho.